terça-feira, dezembro 11, 2007

Como ficar para a história?

Há diferentes formas de se ficar para a história. São muitas e variadas as opções. Vão desde a participação num reality show até a candidatura para Presidente da República. É comum no ser humano querer deixar a sua marca no mundo, querer deixar se ser “ninguém” e passar a ser “alguém”. Quem não gostava de saber que depois de partir será recordado pelos que ficam e pelos que virão?
Eu confesso-me, gostava de deixar a minha marca. Gostava que os meus filhos, netos, e por aí fora tivessem honra em mim. Seja pela minha participação na minha freguesia, concelho, escola, etc. À semelhança de tantas outras pessoas gosto de ser útil e de ser “alguém”. Mas é complicado, dá muito trabalho. Embora seja gratificante ver os resultados é complicado deixar a marca. Talvez por isso muitas pessoas se resignem, baixem os braços e vivam a sua vida sem se preocupar com os outros.
Há também aqueles que o fazem de forma descabida e por vezes estúpida. A última pérola deste tipo a que tive acesso foi ver um indivíduo com os seus 30 anos a aproveitar o cimento fresco, que rodeava uma caixa de electricidade, para escrever o seu nome. É talvez a forma mais ridícula de ficar para a história e duvido que os netos se orgulhem.

Sem comentários: