terça-feira, outubro 06, 2009

Autárquicas. essas eleições

2009. ano de eleições. ano de vitória, pessoal, política, partidária, o que seja, de todos. Portugal em altura de eleições é um enorme Entroncamento, é um fenómeno, por cá ninguém perde eleições! ganha-se sempre.
ano de europeias. ano de legislativas. e agora, ano de autárquicas.
eleições estas em que não vou exercer direito de voto. sobretudo por votar num concelho onde já não resido.
contudo sigo com atenção as eleições autárquicas do concelho onde faço a minha vida. procuro conhecer os sites das diversas candidaturas - fracos e mal feitos por sinal, Alentejo profundo a isso obriga ?? - ou lendo os folhetos distribuídos, procurando também ler os jornais - também com um péssimo acompanhamento -, ouvir as rádios, e lendo os blogs da zona, que fazem o que outros não fazem.
mas, apesar de já conhecer o que é umas "eleições" e respectiva campanha, estas continuam a surpreender a minha existência! faz hoje 8 dias que sou diariamente cumprimentado com calorosos e simpáticos "olá", "bom dia", "como vai", sempre seguidos de um "dia X já sabe". sei, juro que sei.
facto curioso é que as gentes destas campanhas encontro-as muitas vezes ao longo do ano. em momento algum, sou cumprimentado e alvo de atenção como nestes oito dias.
eu sei, é política.
eu sei. mas eles sabem que não resulta? não pelo facto de eu não exercer o direito de voto neste concelho, mas sim pelo facto de parecer e ser falso como uma nota de 600 euros.
esta forma de estar é errada. embora dê menos trabalho. uma coisa é uma campanha para as televisões, a nível nacional. outra é uma campanha de proximidade.
é assim a preocupação. que também pode ser vista quando 10 dias antes das eleições se telefona para casa do possível eleitor para se fazer uma "avaliação" do mandato. falando-se só e apenas do actual presidente.
mas assim vamos até ao dia X e esperando que quem é diariamente torturado com falsidade do momento se lembre do sítio da "cruz".

Sem comentários: