sexta-feira, junho 26, 2009

Putin manda baixar preço das salsichas

Primeiro-ministro foi a um supermercado e deu ordens aos empregados que reduzissem os preços dos produtos que considerou caros.

A história decorre como numa peça de teatro. Vladimir Putin está numa reunião com comerciantes na Casa Branca de Moscovo. O primeiro-ministro russo fala na alta dos preços e critica a ganância dos comerciantes.

Depois levanta-se, irritado, e manda os executivos seguirem-no até ao supermercado. Percorre as prateleiras e pára a olhar para latas de salsichas de seis euros. Ao seu lado aparece, o director de relações públicas. Putin pergunta-lhe: "Porque é que esta lata custa 240 rublos? Acha normal?" O director, atrapalhado, responde: "São salsichas de alta qualidade." E com um ar mais aliviado, pousa os olhos numa lata mais barata, que se apressa a mostrar: "Estas custam só 49 rublos".

O primeiro ministro mantém o ar sério e responde. "Demasiado caras." Enquanto tira uma lista de preços do bolso diz: "Sei que vocês têm 52 por cento de lucro". O director responde de cabeça baixa:" Baixaremos o preço amanhã".

A visita de Putin ao supermercado fez furor na Rússia e foi ridicularizada na imprensa internacional que a descreveu como uma encenação do primeiro-ministro - que até foi acompanhada por fotografo e operador de câmara.

O episódio, curiosamente, aconteceu dois dias depois de uma sondagem revelar que os preços da comida são a maior preocupação de 75 por cento dos russos.

Numa altura de crise económica e alta inflação (14%), os analistas dizem que o chefe do Governo quer criar a imagem de um homem de acção que está do lado do povo contra os ricos.

Há três semanas, Putin protagonizou um número igualmente mediático quando humilhou , à frente dos trabalhadores de um fábrica encerrada, o oligarca Oleg Deripaska e o forçou a assinar um contrato para indemnizá-los.

In DN

Sem comentários: